Histórico

A FACULDADE ITATAIA - FACIT tem sua história alicerçada no INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR DO SERTÃO CENTRAL – IDESSC, que foi criado no município de Santa Quitéria, estado do Ceará, em julho de 2011, com o objetivo de atender a uma demanda reprimida na região do Sertão Central do Ceará. Inicialmente, a ideia era proporcionar ao município meios de formação profissional e acadêmica, tendo em vista que, para ter uma formação técnica e/ou superior, os estudantes precisavam, até então, deslocar-se, diariamente, para o município de Sobral, distante 86km de Santa Quitéria.

Imbuídos pela vontade de contribuir cada vez mais para a construção de uma sociedade mais justa, onde os quiterienses e pessoas de municípios vizinhos pudessem estudar em cursos técnicos e superiores, os diretores do IDESSC, primeiramente, tiveram a ideia da criação do Curso Técnico em Secretariado Escolar, credenciado e reconhecido pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará, através do Parecer Nº 1.983/2012, publicado no DOE nº 213 de 08.11.2012. Começava, nesse momento, o projeto de suprir ou amenizar as carências educacionais na região do Sertão Central do Ceará.

Com o intuito de estar sempre oferecendo serviços de qualidade, que tenha como base os princípios de igualdade de condições para o acesso ao ensino, do desenvolvimento sustentável e da valorização do ser humano e da educação, o INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR DO SERTÃO CENTRAL - IDESSC desenvolveu suas atividades voltando-se para um permanente processo de pensamento sobre os problemas da Instituição e da Sociedade, buscando a efetivação de decisões democráticas para o desenvolvimento local e regional.
Desta forma, surgia a decisão de criar a FACULDADE ITATAIA, FACIT. A denominação foi dada em alusão à Mina de Itataia, que está entre os municípios de Santa Quitéria e Itatira.

É importante ressaltar que a macrorregião cearense, onde está localizado o município de Santa Quitéria, é formada por 20 municípios: Santa Quitéria, Hidrolândia, Catunda, Monsenhor Tabosa, Canindé, Caridade, Paramoti, Madalena, Boa Viagem, Itatira, Tamboril, Nova Russas, Ipu, Guaraciaba do Norte, Ipueiras, Pires Ferreira, Reriutaba, Varjota e Cariré. Em toda essa área há uma grande carência do Ensino Superior, necessitando, os filhos dessa região, buscar o saber em outros centros, como dito anteriormente.

Objetivando atender à demanda e suprir a necessidade dessa macrorregião cearense, a FACULDADE ITATAIA, inicialmente, implantará os seguintes cursos: Administração Publica, curso já aprovado e autorizado pelo Ministério da Educação, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Pedagogia, Matemática e Letras.

Assim, com a pretensão de tornar-se uma instituição de excelência, aproveitando o potencial de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, a carência de instituições de ensino superior no Sertão Central do Ceará, o IDESSC considerou oportuna a implantação da Faculdade Itataia com cursos voltados para a qualificação de profissionais na região, ministrando cursos sequenciais, de graduação, pós-graduação e extensão, desenvolvendo o ensino e a pesquisa nos domínios das ciências, das artes e da tecnologia, tendo em vista, principalmente, os problemas regionais e a realidade brasileira, voltando-se, também, para o desenvolvimento sustentável e estabelecimento de uma relação saudável com a comunidade.

O presente projeto atendeu a todas as exigências legais das diretrizes dos cursos superiores no Brasil, ao mesmo tempo em que buscará dotar profissionais dos requisitos fundamentais para o bom desempenho das profissões, dentro das atribuições que lhes são inerentes. Busca ainda fornecer elementos pertinentes ao contexto da sociedade, do conhecimento e da informação, preservando as especificidades da cultura local.
Para a elaboração de todo o projeto de criação da FACULDADE ITATAIA contamos com o trabalho de uma comissão multiprofissional altamente capacitada, consultando, também, membros da comunidade local acerca de suas necessidades, o que resultou num conjunto de diretrizes voltadas para a consolidação e implementação de ações educativas, a fim de se estabelecer uma sintonia harmônica com a região onde escolheu para fundar e instalar o seu campus.

Desse modo, a FACULDADE ITATAIA – FACIT pretende formar profissionais de excelência reconhecida para o mercado de trabalho, garantindo-lhes qualidade em todos os níveis da educação superior, por meio de uma eminente composição metodológica de ensino e corpo docente altamente qualificado, promovendo aprendizagem, produção científica, voltando-se, também, para a inclusão social e para o desenvolvimento sustentável. Assim, a FACIT aponta seus esforços para a formação integral do indivíduo, proporcionando-lhe o senso crítico e ético, formando cidadãos conscientes, capacitados para a vida profissional e cívica, em harmonia com as necessidades e expectativas da comunidade local, do mercado profissional e do sistema educacional.

Portanto, para a consecução dos objetivos institucionais, a FACIT tem pilares fundamentados na formação profissional, que confere sentido à formação pessoal e profissional de seus estudantes. Desta forma, a FACIT pretende consolidar-se como instituição capaz de fazer jus a sua missão de instituição de ensino, que é de ensinar e ensinar bem.
Credenciada através da Portaria Ministerial Nº 687 de 26 de maio de 2017, as atividades acadêmicas da FACULDADE ITATAIA terão início a partir do dia primeiro de agosto de 2017.